Linguagem de Programação, Ruby! Att*


*Atenção: Essa publicação já é de algum tempo atrás, mas, há pedido de um amigo irei repostar pois ela foi deletada do Sistema do Blogger, MAS... Eu havia salvo no meu pen drive, hehe! #Sad!
      
                                                       -

         Como eu disse, irei deixar disponível para vocês algumas coisas do Slide da apresentação da Linguagem Ruby que eu e o grupo fizemos na faculdade. Não vou anexar o Slide pra Dowload porque contêm info de RA e coisas que com certeza vocês não se interessam rs. Então vou mandando por partes, assim como na apresentação. Espero que, para muitos de vocês essas informações sejam úteis. HEHE!

                                                O que é Ruby?


Ruby é uma linguagem de script interpretada para programação orientada a Objeto.
Foi baseada em diversas linguagens, tais como:
Perl - Possuem uma característica de fazer tarefas de gerenciamento de sistema.
Eiffel e Ada – Por Possuir uma sintaxe simples.
Python - Possuem recursos de tratamento de exceções deixando mais fácil o tratamento de erros.
SmallTalk - Por ser orientado a objeto, não como  o jeito de Python e Perl.

*Ruby é  Linguagem Gratuita e disponível para edições e escrita em C.

A História

A linguagem de programação Ruby foi criada por Yukihiro Matsumoto, que se interessou por programação pouco depois de ser apresentado aos computadores, e como consequência natural, se formou em Ciência da Computação.
  Em 1993, ele conversava com um colega sobre linguagem de script, pois estava bastante impressionado devido as possibilidades. Ao pesquisar na internet encontrou “Perl” e “Python” (linguagens de programação), mas de alguma forma não era exatamente isso o que ele queria, conforme mencionou em uma entrevista realizada em dezembro de 2001 (Trecho da entrevista ”I wanted a scripting language that was more powerful than Perl, and more object-oriented than Python. That's why I decided to design my own language.”). por isso decidiu criar sua própria linguagem.

Foi então que, em 24 de fevereiro de 1993 Yukihiro Matsumoto, começou a desenvolver o Ruby usando a linguagem C.
 Quando iniciou o projeto, Matz brincava com um amigo dizendo que a linguagem deveria ter o nome de uma pedra preciosa, em referência ao Perl, e então este amigo o sugeriu Ruby. Matz gostou do nome, e acabou o adotando como nome oficial da linguagem.
A primeira versão  do Ruby, foi lançada para o público em dezembro de 1994, na forma de uma versão alpha. Depois disso continuou desenvolvendo a linguagem sozinho até meados de 1996, quando uma comunidade Ruby começou a se formar, e desde então ele passou a ter cada vez mais ajuda desta crescente comunidade.
Embora a popularidade do Ruby crescesse consideravelmente no Japão, podia-se dizer que inicialmente tratava-se de um fenômeno apenas naquele país. Mas então surgiu o famoso PickAxe, que nada mais é que o apelido do livro Programming Ruby: A Pragmatic Programmer’s Guide, escrito por Dave Thomas e Andy Hunt. A importância deste livro para o Ruby fora do território japonês foi tão grande, que o próprio Matz credita à 1ª edição do livro parte da popularidade mundial do Ruby.


                                     Evolução da Linguagem

Desde que foi tornado público em 1995, o Ruby arrastou consigo programadores devotos em todo o mundo. Em 2006, o Ruby atingiu aceitação massiva, com a formação de grupos de utilizadores em todas as principais cidades mundiais e com as conferências sobre Ruby com lotação esgotada.
A Ruby-Talk, a principal lista de correio para a discussão sobre a linguagem Ruby subiu para uma média de 200 mensagens diárias.
O índice TIOBE, que mede o crescimento das linguagens de programação, posiciona o Ruby em #12 entre as linguagens de programação. Citando o seu crescimento, Muito deste crescimento é atribuído à popularidade do software escrito em Ruby, em particular a framework de desenvolvimento web Ruby on Rails.

                                                O que é Ruby On Rails

Ruby on Rails é um framework de desenvolvimento web escrito na linguagem Ruby. Ela é designado para tornar a programação de aplicações web mais fácil.
Ruby on Rails foi ideia de David Heinemeier Hansson em um projeto onde ele precisava desenvolver para web.  Este framework “Foi lançado a público pela primeira vez em julho de 2004”.
Com isso David conseguiu desenvolver utilizando menos código.

                                      Características 

Ruby é composta por diversas características para atender suas propostas, tais como:

qTodas as Variáveis são “Objetos”, onde até os tipos primitivos, (tais como Inteiro, Real, entre outros) são “Classes”.
q
qMétodos de geração de códigos em tempo real Attibute Accessors”.
q
qAtravés do “RubyGems é possível instalar e atualizar biblioteca com um linha de comando.
qBlocos de códigos passados com parâmetros para  métodos, permite a criação de “Closures”.

                                            Tipos de Dados

Os principais tipos de dados suportados pela linguagem Ruby são:
Números: As variáveis podem ser de dois tipos: inteiro ou ponto flutuante e pertencer às classes fixnum ou bignum, pode usar underline para separar os milhares.
A linguagem Ruby troca automaticamente o tipo do número se acaso a variável não for capaz de suportar o valor atribuído,
Strings: é armazenado na string uma palavra ou um conjunto de palavras, o texto referido é delimitado por aspas duplas ou simples, porém com aspas duplas é possível a interpolação, quer dizer, que pode colocar variáveis dentro de uma string, assim fazendo gerar um valor dinâmico.
A concatenação de strings é realizada através do operador +.
Constantes: Na linguagem Ruby as constantes podem ter o valor alterado, por tanto é gerado aviso indicando que a constante já havia sido inicializada, este é um diferencial da linguagem Ruby.
Booleanos: São os valores true ou false, que podem ser os operadores ==,>,<, >=, <=, e estas expressões podem ser combinadas com as operações && (and) e | | (, e o valor nulo indicado pelo Ruby é nil.
Arrays: São conjuntos de objetos, não precisando ser do mesmo tipo.
Hashes: É um array que pode ser indexado em qualquer objeto, que equivale a cada chave que ocorre uma vez no hash, se acaso repetir o valor original será substituída.

Ranges:  São faixas de valores, como simplificado os intervalos de valores que podem ser declarado de maneira a ser incluído ou não o último valor usado para delimitar o intervalo.
Símbolos: Os símbolos são também textos, mais os nomes devem ser presididos pelo caráter (dois pontoJ, e pertence à classe Symbol. uma vez criado seu valor não pode ser alterado, são compartilhados, todas as referências fazem uso do mesmo objeto.

                                      Tipagem de Dados

Quando falamos sobre tipagem de dados, entendemos como os dados são construídos e manipulados pela linguagem de programação.
Na linguagem Ruby, a tipagem é dinâmica e forte. VAMOS entender sobre os tipos de tipagens em Ruby:
Tipagem estática= Quando temos que especificar o tipo da variável ao declará-la, quer dizer, que o tipo de dado é verificado em tempo na compilação.

Tipagem dinâmica= QUANDO O TIPO DE DADO É ATRIBUÍDO EM TEMPO DE EXECUÇÃO.
Tipagem fraca= QUANDO UM DETERMINADO DADO PODE ALTERAR SEU TIPO SEM CAUSAR COMPRESSÃO AO PROGRAMA.

Tipagem forte= QUANDO DEPOIS DE DETERMINAR UM TIPO DE DADO, NÃO PODERÁ SER MUDADO.


                                    Comandos de Entrada e Saída:


Puts  imprime uma nova linha após o texto.
Print imprime somente se especificada através da sequência de escape \n
Write Similar ao anterior, porém qual escrito (Writeln) , muda de linha após imprimir.
Get  Recebe do usuário o valor recebido
Get  Recebe

                                       Expressões de Operadores


Uso da Linguagem

Quais as principais aplicações que a programação Ruby é utilizada ?
Ruby é utilizado por muitas pessoas de forma profissional ou como hobby. Aqui poderá encontrar uma amostra da utilização da linguagem Ruby em diversos projetos;
Simulações
Um grupo de pesquisa na Motorola usou Ruby para escrever um simulador, tanto para gerar casos de cenário como para processar esses mesmos dados.
Negócios
Toronto Rehab usa um programa baseado no RubyWebDialogs para gerir e acompanhar chamadas telefônicas e apoio online para as equipes de Help Desk e operações.

Robótica
No projeto MORPHA , Ruby foi usado para implementar o componente reativo do robô de serviço Siemens.
Redes
Open Domain Server usa Ruby de forma a permitir ás pessoas que usam clientes de DNS Dinâmicos a actualização em tempo real das configurações IP para que possam ser mapeadas em domínios estáticos.
Telefônica
Ruby está a ser utilizado na Lucent num produto com tecnologia 3G sem fios.
Administração de Sistemas
Ruby foi usado para escrever a componente de recolha de dados da Level 3 Communications , um sistema de Planeamento e Capacidade Unix (Unix Capacity and Planning system) que recolhe estatísticas de performance de cerca de 1700 servidores Unix (Solaris e Linux) espalhados pelo mundo.

Bom galera, não deu pra postar tudo senão o post iria ficar imenso, rs. Mas creio que deu pra sacar bem o que é a Linguagem Ruby, as características dessa linguagem super interessante, entre outras coisas. Espero que sejam úteis à vocês essas informações.
























Share this:

JOIN CONVERSATION

    Blogger Comment

0 Comentários:

Postar um comentário